Curta!

Mortos Não Contam Segredos | Karen M. McManus


Olá, leitor! Como vai? O que você anda lendo?

Romance e suspense são os meus gêneros favoritos e, por isso, quando o primeiro livro de Karen M. McManus foi lançado no Brasil (e foi um grande sucesso), eu fiquei muito curiosa para lê-lo. Mas foi somente neste ano que tomei a iniciativa de procurá-lo para comprar. No fim das contas, "Um de Nós Está Mentindo" estava com um preço muito alto, e acabei optando por deixa-lo para depois e adquirindo o segundo livro da autora, "Mortos Não Contam Segredos", sobre o qual hoje venho falar.


Título: Mortos Não Contam Segredos
Autor (a): Karen M. McManus
Editora: Galera Record
Páginas: 352
Ano: 2019
Gênero: suspense
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Sinopse: Por trás das cercas brancas e dos gramados perfeitos da pacata cidadezinha de Echo Ridge, há segredos de natureza obscura. Ellery conhece as histórias a respeito da cidade natal de sua mãe e sabe que ali garotas desaparecidas não voltam para casa. Cinco anos atrás, a rainha do baile foi assassinada e o culpado jamais foi preso. Sua tia também foi uma das vítimas quando ainda era adolescente, mas a mãe pouco fala sobre isso, preferindo mascarar o luto com bebidas e remédios. Quando o vicio culmina em uma internação na clínica de reabilitação, Ellery e seu irmão gêmeo, Ezra, se mudam para a casa da avó em Echo Ridge e passam a testemunhar em primeira mão a sinistra fama da cidade. Antes mesmo do inicio das aulas, novas ameaças surgem em forma de pichações. Alguém deixa bem claro que a temporada de caça às rainhas do baile está aberta, e o nome de Ellery surge entre as possíveis vítimas. Poucos dias depois, outra garota desaparece e, desta vez, Ellery está determinada a descobrir quem está por trás de tudo isso. Mas quanto mais a menina se envolve com os segredos dos moradores, mais se põe na mira do responsável pelas mortes. Ellery está prestes a descobrir que segredos são perigosos, e é por isso que, em Echo Ridge, é melhor guardá-los para si.
Qualquer turista desavisado descreveria Echo Ridge como uma cidadezinha pacata e um bom lugar para se viver. No entanto, os moradores da cidade sabem que não é bem assim. Echo Ridge é uma cidade envolta por mistérios, na qual garotas desaparecem e jamais se encontra um culpado para os crimes.
Novas ameaças têm início logo que Ellery e seu irmão gêmeo, Ezra, se mudam para a cidade. E, assim, eles começam a se envolver em situações perigosas e a se perguntar se seria possível que os desaparecimentos de garotas anteriores teriam alguma relação com as ameaças recentes.
"Estou cheia de estar enredada nos segredos de Echo Ridge, das perguntas que nunca acabam. Quero respostas. Quero fazer alguma coisa. Pelas meninas desaparecidas e aquelas que ficaram para trás."
Dentre tantos aspectos positivos que me fizeram amar essa história criada por Karen M. McManus, um dos principais foi a construção dos personagens. Em Mortos Não Contam Segredos, conhecemos personagens que são tão normais que te fazem sentir como se a qualquer momento você pudesse encontrar um deles na rua, mas que ao mesmo tempo possuem características que os diferenciam e tornam especiais. Não apenas os protagonistas, como também os antagonistas e personagens secundários, são muito interessantes e bem desenvolvidos.

Os primeiros personagens que conhecemos são os gêmeos Ellery e Ezra.

Ellery é uma garota naturalmente curiosa e desconfiada, que adora ler sobre crimes reais e, por isso, sempre desejou saber mais sobre os mistérios que cercavam Echo Ridge, a cidade natal de sua mãe. Apesar de termos histórias completamente diferentes, eu me vi muito nessa garota tímida e de poucos amigos. Cada escolha de Ellery é, de certa forma, determinante para o desenvolvimento da trama. Junto com seu irmão e com seus novos amigos de Echo Ridge, ela se envolve em situações perigosas e faz perguntas que ninguém mais tinha coragem de fazer.

Ezra é o oposto de sua gêmea. Muito comunicativo, ele é o tipo de pessoa que faz amigos por onde quer que vá, e tem facilidade para se encaixar em qualquer grupo que quiser. A relação de Ezra com a irmã é invejável... eu não tenho irmãos, mas sempre imaginei que, caso tivesse, teríamos uma relação de amor e cuidado como a de Ellery e Ezra. Ele é um personagem muito educado e cativante, e invariavelmente se tornou um dos meus personagens secundários favoritos.

Malcolm - a quem tomei a liberdade de chamar carinhosamente de Mal - é sem dúvidas o meu personagem favorito da história. Assim como Ellery, Malcolm também está entre os personagens cujas atitudes e escolhas são as mais importantes para o desenvolvimento da trama, sendo um dos personagens principais. Mal é um garoto meio nerd, que não gosta de esportes como a maior parte dos rapazes de sua idade, e que - por algum motivo - não sabe o quão lindo e apaixonante é. ALém disso, é irmão de Declan, um dos principais suspeitos do assassinato de uma das garotas desaparecidas da cidade. Aos poucos fui o conhecendo através da história, e foi impossível que ele não se tornasse um dos meus novos crushs literários.


Além dos personagens já citados, muitos outros me cativaram ou (no caso dos que não são pessoas tão legais) ao menos despertaram o meu interesse. Como por exemplo Mia, vovó Nana, Ryan, Declan, dentre outros. No entanto, Karen M. McManus construiu essa história com muitos personagens, e é impossível falar sobre todos eles sem fazer com que esse post se estenda ao ponto de se tornar exaustivo.

A história é narrada alternando entre os pontos de vista de Ellery e Mal, o que proporciona ao leitor um conhecimento bem amplo dos fatos ocorridos. A escrita da autora é envolvente, e torna a leitura fácil e rápida, além de proporcionar ao leitor uma sensação de estar observando enquanto tudo acontece.

Para os que não estão tão acostumados a ler suspense, mas procuram por leituras do gênero, Mortos Não Contam Segredos é uma ótima opção. Apesar dos acontecimentos macabros que assombram os moradores de Echo Ridge, esse é um suspense leve e envolvente, com uma pitada deliciosa de romance.

Quanto aos já são amantes do gênero, não tenho dúvidas de que também irão se apaixonar por essa história criada com maestria pela autora. Mortos Não Contam Segredos te faz investigar minuciosamente a história por trás dos desaparecimentos que ocorrem nessa intrigante cidade e criar diversas teorias, além de manter seu mistério até que surja um momento perfeito para que ele seja revelado.

SOBRE A EDIÇÃO:

Quem já viu a capa de Um de Nós Está Mentindo certamente percebeu o quanto ela é parecida com a do segundo livro da autora. Acho uma capa muito bonita, condizente com a história e o gênero suspense, e gosto muito dessa padronização que deixa os livros bem "a cara de Karen M. McManus". As páginas são amareladas, e a fonte é bem de um tamanho perfeito, o que torna a leitura muito confortável.

Eu amei esse primeiro contato com a escrita da autora, e pretendo conhecer o mais antigo e futuros trabalhos.

Me conte aí: você conhece ou deseja conhecer a escrita da autora?

Me acompanhe nas redes sociais:

Sugestão de pauta ou parceria: maisumcapituloblog@gmail.com

2 comentários:

  1. Olá!
    Eu amo "Um de nós está mentindo" e gostei muito da escrita da autora naquele livro. Tenho certeza que quando ler esse, não vou me decepcionar!
    É tão bom quando os personagens nos conquistam, né?

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Vi tantas críticas sobre esse livro, tanto positivas quanto negativas, que vou ter que ler para saber o que acho e antes da adaptação de preferência, rs.
    Tomara que eu goste como você gostou!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir