Curta!

100 Canções para Salvar sua Vida | Camila Dornas

31 de janeiro de 2020

 "A música é a única linguagem pela qual as almas realmente se comunicam."
Li sobre o livro 100 Canções para Salvar sua Vida pela primeira vez no Instagram da minha parceira Jéssica Sousa (conheça-o clicando aqui). Era um post de quotes, e logo que eu o li me interessei em saber mais sobre o livro. Assim, pesquisei sobre ele, li a sinopse e algumas resenhas, e decidi baixá-lo no meu Kindle. Imaginem a minha surpresa quando, pouco tempo depois, dona Camila Dornas me aceita como sua parceira. Eu, que já estava bem animada com a ideia de fazer essa leitura, até decidi adiantá-la no meu cronograma (é por isso que eu odeio fazer TBRs, sempre aparece um bendito livro que eu quero adiantar haha).


Título: 100 Canções para Salvar sua Vida
Autor (a): Camila Dornas
Editora: Independente
Páginas: 306
Ano: 2019
Gênero: romance
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Sinopse: No aniversário de 1 ano da morte de sua melhor amiga, Alicia volta à cidade natal para desenterrar uma cápsula do tempo. Lá, ela encontra uma caixa misteriosa com 6 cartas que a levam em uma jornada inesquecível pelo Brasil em uma Kombi grafitada, em busca de respostas. 100 canções. 6 cartas. Uma estrada. E alguns amores perdidos no caminho.
Alicia e suas melhores amigas criaram uma tradição: colocar cartas – para elas mesmas e umas para as outras – em uma caixa e enterrá-la, como fazem com as capsulas do tempo que tanto vemos nos filmes. Assim, elas combinaram que em todos os anos, na véspera de ano novo, iriam até aquele lugar para pegar as cartas antigas e deixar cartas novas.

No aniversário de um ano da morte de uma de suas melhores amigas, Alicia volta para sua cidade natal para desenterrar a cápsula do tempo, em busca de respostas para o que aconteceu à ela. A caixa que tantas vezes elas enterraram e desenterraram, para depositar suas cartas, ainda está lá, e guarda uma surpresa: seis cartas misteriosas que a levam em uma incrível jornada pelo Brasil em sua Kombi.

"100 canções. 6 Cartas. Uma estrada. E alguns amores perdidos no caminho."
Algo que gostei muito em 100 Canções para Salvar sua Vida é que grande parte dos personagens tem uma vida complicada. É, de certa forma, meio triste, mas isso reflete bem a realidade, e torna impossível não sentir empatia pelos personagens.

Alicia é uma garota talentosa, esperta, e teimosa. Seu maior defeito e, simultaneamente, sua maior qualidade, é ser alguém obstinada. Quando começa algo, ela vai até o fim.
É ela quem narra a história, e sob o seu ponto de vista acompanhamos os mais diversos momentos. Posso dizer sem sombra de dúvidas que Camila Dornas conseguiu fazer com que a narrativa de Alicia fosse tocante, despertasse empatia, e nos fizesse desejar ler mais.

Ao longo da história também temos a oportunidade de conhecer Tasha e Valentina, suas melhores amigas.
Tasha é uma garota forte, e foi uma das minhas personagens favorita durante a história. Ela é uma amiga fiel, que está sempre ao lado de Alicia – seja para dar-lhe um puxão de orelha, secar suas lágrimas, ou agredir alguém por ela (risos). É impossível, ao ver a relação das duas, não desejar ter uma amizade assim também (aliás, que felicidade poder dizer que eu tenho).
Valentina é um pouco enigmática e eloquente. Também é uma ótima amiga, e ao longo da história ela prova isso de diversas maneiras.

E, por fim, preciso falar de Gabriel. Ele é um personagem doce, apaixonante e misterioso. Confesso que me apaixonei por ele desde sua primeira aparição e, – assim como Tasha – ele tem seu lugarzinho reservado em meu coração como um dos meus personagens favorito da história.
(Camila, querida, onde é que eu encontro o Gabriel pra poder dar um abraço?)

É claro que, ao longo da trama, conhecemos muitos outros personagens, como Laura, Lucas, Mauricio e Rafael. Todos são personagens incríveis e únicos, personagens bem elaborados que te fazem desejar saber mais sobre eles, mas é impossível falar sobre todos aqui sem fazer com que esse post fique extenso demais.
"Você está aqui agora. E talvez você não signifique muito para o resto da eternidade, mas significa o mundo para quem está do seu lado. E isso vale a pena. As coisas não precisam ser pra sempre para merecerem ser vividas."
A escrita da Camila é incrível. Eu demorei um pouco para terminar a leitura, porque estava intercalando com a leitura de um outro livro (e eu sou péssima em intercalar leituras), mas a história me prendeu do início ao fim. É uma escrita envolvente, que mantém certo ar de mistério ao longo da trama, e que te faz sentir uma conexão instantânea com os personagens.

Não preciso dizer que a capa é linda, isso todo mundo vê! Mas além da história, escrita e capa incríveis, também posso dizer que 100 Canções para Salvar sua Vida tem uma diagramação e revisão impecáveis (o que é um grande elogio, vindo de uma pessoa que é muito chata quando se trata do quesito revisão, e que já leu nacionais o suficiente para afirmar que é raro que eles tenham uma revisão que esteja tão próxima da perfeição).

Em fim... 100 Canções para Salvar sua Vida é uma deliciosa mistura de romance, mistério e música. Um livro sobre o qual só tenho elogios à fazer, e que já se tornou um dos nacionais favoritos da minha vida.

Ah, e a autora também aproveita o livro para falar sobre alguns temas super interessantes e importantes, o que sem dúvidas torna a história ainda mais incrível.
"Somos criadas desde pequenas para não usar roupas curtas demais, ou aceitar coisas de estranhos, ou não ficar sozinhas nas ruas quando escurece. Não deveríamos ter que fazer isso. Ter que viver assim.
Você pode encontrar a playlist com as 100 Canções para Salvar sua Vida no Spotify, tenho certeza de que irá amar.

Leia também o post 5 motivos para ler 100 Canções no Instagram.

Compre o e-book aqui.


Me acompanhe nas redes sociais:

Sugestão de pauta ou parceria: maisumcapituloblog@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário